Data de 1893 a ligação da família Aguiar à Universidade do Porto. Já atravessou dois séculos e diferentes áreas e faculdades da U.Porto.
Foi na Escola Médico-Cirúrgica, sob orientação do Dr. Maximiano Lemos, que se licenciou Alberto Pereira Pinto de Aguiar, o patriarca da família. Foi também aí que terminou o Doutoramento e se tornou Professor, naquela que foi a sua escola de formação, que viria a tornar-se na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). Antes de se jubilar em 1935, foi Diretor da FMUP e diretor de diferentes laboratórios. Conciliava a carreira académica com a participação política. Presidiu à comissão executiva da Junta Patriótica do Norte (1916) e apoiou as vítimas da Primeira Guerra. Não é, por isso, de estranhar o legado deixado para as gerações futuras.
Seguiu-lhe as pisadas o filho mais novo, Alfredo Borges de Aguiar. Mas apenas na escolha da Universidade. Acaba por se licenciar em Engenharia Civil, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, em 1941.
Álvaro Aguiar é um dos seis filhos de Alfredo Borges de Aguiar. Licenciou-se em Economia pela Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), onde fez parte da equipa de andebol (Veja a foto disponível no Repositório Temática da U.Porto: http://hdl.handle.net/10405/57250). Doutorado pela Universidade da Carolina do Sul, nos Estados Unidos da América, com um grau equivalente pela Universidade do Porto. Desde que entrou nos corredores da U.Porto, nunca mais saiu em definitivo, sempre aqui voltou. É, desde 1993, ano em que termina o Doutoramento, Professor da Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), onde já exerceu cargos de Presidente do Conselho Pedagógico (1998 a 2001) e de diretor do programa de Doutoramento em Economia (2004 e 2005). Foi entre 2003 e 2005 que ocupou o cargo de Pró-Reitor da Universidade do Porto. No seu percurso, desempenhou cargos ligados ao ministério das Finanças e à representação de Portugal na União Europeia.
Alfredo João Aguiar seguiu o trajeto do pai, e foi nos corredores da FEUP que conheceu a Universidade do Porto. Licencia-se em 1988, em Engenharia de Minas.
Já Luís Aguiar é o primeiro da família a escolher a área de letras. Em 1992, licencia-se em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses e Ingleses.
Chegamos, hoje, à quarta geração com ligação à U.Porto. Maria João Aguiar, filha de Alfredo João, começou o percurso ligado às artes. Licencia-se em 2011, em Artes Plásticas, pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP). No último ano do curso esteve como artista residente no IBMC (Instituto de Biologia Molecular e Celular), participou e organizou exposições no Porto, Vila Real e Fundão. É, no entanto, anos mais tarde que opta pelo Mestrado em Economia e Gestão da Inovação, na Faculdade de Economia (FEP), e descobre a área onde hoje trabalha. No seu percurso passou pelo INESCTEC e, atualmente, é responsável pela área funcional de Inovação e Transferência de Tecnologia no CINTESIS.
Miguel Aguiar, filho de Luís, está a dar seguimento ao legado das últimas três gerações. É estudante do 4º. ano do Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na FEUP.
Maria Júlia Aguiar é a mais nova a entrar na “família U.Porto”. Prima de Miguel e Maria João, Maria Júlia é estudante do 2.º ano da Licenciatura em Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia, na Faculdade de Letras da U.Porto.
Legenda das fotos (esquerda para a direita): Maria João Aguiar, Alfredo João Aguiar, Álvaro Aguiar, Maria Júlia Aguiar, Luís Aguiar, Miguel Aguiar