São quatro irmãos e quatro antigos estudantes da Universidade do Porto. Com gerações muito próximas, os irmãos Barata percorreram caminhos muito distintos na U.Porto. Maria Cristiana Barata é a mais velha e a primeira a passar pelos corredores da U.Porto. Indecisa pela escolha do curso, acaba por se formar, em 2005, na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP).
Foi ainda antes de acabar o curso que um dos seus irmãos, Pedro Manuel, se cruzou com ela. Forma-se em Economia, em 2008, na Faculdade de Economia da U.Porto (FEP), onde os anos académicos conciliavam os estudos com o associativismo. Mariana segue por uma área distinta da dos irmãos. Depois de se ter formado em Serviço Social, foi na U.Porto que identificou o Mestrado em Ciências Médico-Legais, área que gostava de explorar. Termina a passagem pelo ICBAS, depois de um ano de pós-graduação. Henrique, o mais novo dos quatro, é também o último a começar o percurso na Universidade do Porto.
Em 2014, terminou o Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensino Básico e Secundário na Faculdade de Desporto da U.Porto (FADEUP), e foi a partir daqui que percebeu a verdadeira dimensão e potencialidades da intervenção do professor ao nível da vertente humana.
Legenda das fotos (esquerda para a direita): Henrique Barata; Mariana Barata; Pedro Barata; Cristiana Barata.