Quando entraram na Universidade do Porto, Manuel e Palmira não pensavam que, anos mais tarde, a família Vieira da Silva fosse uma família U.Porto. Formado em Engenharia Eletrotécnica na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP), em 1986, Manuel António é o patriarca da família.
Foi com Palmira de Lurdes que acabou por constituir família, depois da sua Licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Estudos Portugueses e Franceses, na Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP), que terminou no mesmo ano.
Maria Inês é a primeira filha do casal. Curiosamente percorreu os mesmos corredores que a mãe, primeiro na licenciatura em Geografia (que termina em 2013) e, mais tarde no mestrado em Turismo, concluído em 2015. Após terminar a fase académica, Maria Inês manteve-se ligada à U.Porto, tornando-se voluntária, no Gabinete de Apoio ao Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade do Porto, com sede na FLUP.
Foi neste mesmo ano, em 2015, que Pedro Manuel, o seu irmão mais novo, se tornou “caloiro” na Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP). Frequenta agora o 3º ano do Mestrado Integrado em Medicina e é o mais recente legado da família Vieira da Silva na Universidade do Porto. A paixão pela medicina é conjugada com o desporto universitário onde é também atleta.
Legenda das fotos (esquerda para a direita): Maria Inês, Manuel António, Pedro Manuel, Palmira de Lurdes.