• Foto: Egídio Santos / Universidade do Porto

Família Sarmento de Beires

posted in: Sem categoria | 0

A Família Sarmento de Beires está umbilicalmente ligada à Universidade do Porto (U.Porto), desde que Rodrigo Sarmento de Beires se inscreveu, em 1911, na Faculdade de Ciências (FCUP), no ano da fundação da U.Porto. Também aí concluiu o seu curso em Ciências Matemáticas em 1915, tendo-lhe sido atribuído o Prémio Gomes Teixeira que nesse ano, e pela primeira vez, se instituiu na U.Porto. Nesse mesmo ano, Sarmento de Beires é contratado para Primeiro Assistente Provisório do 2º Grupo na 1ª Secção da FCUP. Dois anos mais tarde, em 20 de junho de 1917, defendia a sua tese de Doutoramento (Teoria Geral das Cáusticas por Reflexão), que foi a primeira tese de Doutoramento apresentada e defendida na U.Porto, legitimando-a como produtora de saberes e formadora dos seus quadros.

Ainda em 1917, em 15 de agosto, Rodrigo Sarmento de Beires casou com Sarah Archer de Lima Braga, com quem teve catorze filhos, dos quais 3 morreram na infância. Dos onze filhos, quatro deles (José, Rodrigo, Carlos e António) foram engenheiros e todos eles foram alunos do Pai (sendo então outro professor que corrigia os seus exames).

Em 1920, o Professor Sarmento de Beires pediu licença à Universidade para se ausentar para Liège “em missão de estudo” e “sem dispêndio para o Governo”, onde se diplomou em Engenharia. Regressou de novo à Universidade em 1923 e em 1927 passou a Professor Catedrático da FCUP, assegurando desde aí, consecutivamente e até à jubilação, a cadeira de Mecânica Racional, que elevou a altíssimos padrões de exigência, desafio e rigor, estabelecendo a sua fama de professor temido por uns e admirado por outros.

Das sete filhas do Professor, nenhuma se licenciou, embora tenham feito longa e segura formação em música e uma delas tenha frequentado a U.Porto sem, no entanto, concluir o curso. Duas delas casaram com engenheiros licenciados na U.Porto e que foram, também eles, alunos do futuro sogro.

São vários os descendentes de Rodrigo Sarmento de Beires com ligação à U.Porto. De José Manuel, o filho mais velho do Professor, só o seu filho mais novo, Rodrigo Fontes Sarmento de Beires (na foto) é licenciado pela U.Porto e é ele o primeiro neto a licenciar-se em Engenharia. Vários sobrinhos seus que não puderam estar presentes nesta fotografia são licenciados pela U.Porto: Luís Jorge e Manuel Pedro Beires Fernandes, Pedro Sarmento de Beires, Isabel Beires Abreu e Lima e Manuel Sarmento de Beires Proença de Carvalho, este último casado com Marta Cruz Proença de Carvalho, licenciada e doutorada pela Faculdade de Arquitetura (FAUP), presente na fotografia.

Do seu filho Rodrigo, o Professor teve um neto engenheiro eletrotécnico pela U.Porto, Francisco, casado com Maria Isabel Vaz Pinto Beires, licenciada em História pela Faculdade de Letras (FLUP), que são pais de Francisca Vaz Pinto Beires, licenciada em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) e presente na fotografia.

Tereza, casada com Alexandre Forbes Corte-Real, foi mãe de Carmo, Cecília, António Miguel e Carlos, presentes na fotografia, todos eles licenciados pela U.Porto. Assim, são licenciados em Línguas e Literaturas Modernas (as duas primeiras), Economia e Engenharia. António Miguel casou com Laurinda Escudero Corte Real, licenciada pelo Instituto Superior de Educação Física. Dois dos seus filhos, João Bernardo e Catarina, são também licenciados pela U.Porto (o 1º em Ciências da Comunicação e a 2ª em Medicina, no ICBAS).

Carlos Manuel teve sete filhos, dos quais três são engenheiros pela U.Porto: Nuno, Paulo e Carlos Beires. Apenas Nuno Beires está nesta fotografia, com Isabel Morujão de Beires, licenciada em Línguas e Literaturas Modernas pela FLUP, onde é Professora Auxiliar. As suas filhas Maria Inês e Teresa Sarmento de Beires, que estão na 1.ª fila da fotografia, são ambas licenciadas e mestres pela U.Porto, a 1ª em arquitetura pela FAUP e a 2ª em Medicina pela FMUP. Dos outros filhos de Carlos Manuel, só Rita Beires Pimentel casou com um licenciado pela U.Porto, o médico João Pedro Sarmento Pimentel, Professor Auxiliar Convidado no ICBAS, também na foto. Dos cinco filhos deste casal, três são licenciados pela U.Porto: Rita Beires Sarmento Pimentel D. Coelho (médica e ausente da fotografia, onde está no entanto o seu marido, Alexandre Dias Coelho, engenheiro pela U.Porto), João Sarmento Pimentel (engenheiro) e Rodrigo Sarmento Pimentel, médico (estes dois ausentes na fotografia).

António Carlos teve três filhos e nenhum deles se licenciou pela U.Porto, mas a bisneta do Professor, Inês, na 1ª fila da fotografia, filha de José Carlos Sarmento de Beires, frequenta atualmente a Faculdade de Nutrição da U.Porto (FCNAUP).

De Sara Maria, nenhum filho se licenciou pela U.Porto, mas uma das suas netas, Benedita Lacerda Camacho, é licenciada pela Faculdade de Belas Artes da U.Porto (FBAUP), onde também se doutorou.

Dos seis filhos de Maria Amélia, só Ana Beires Plácido se licenciou em Farmácia pela U.Porto (na fotografia, com Manuel Mota Freitas Martins, licenciado pela Faculdade de Economia (FEP), onde é Professor Auxiliar com Agregação), bem como o irmão, Alberto Beires Plácido, licenciado em História pela FLUP.

Maria José casou com o Eng.º José Torres, o membro mais velho desta fotografia, representando aqui a segunda geração da família Beires na U.Porto. Os seus três filhos, Joana (economista), José Pedro (arquiteto) e Rodrigo (engenheiro), são todos eles licenciados pela U.Porto, embora só os dois primeiros estejam nesta foto familiar.

De Maria Sofia, o Professor teve dois netos, um deles licenciado pela U.Porto, mas ausente da fotografia: Carlos de Beires Sarmento. O seu cunhado Luís Ferreira da Silva (ausente da fotografia) também é engenheiro pela U.Porto.

Ao longo de todas estas gerações, são várias as histórias que enlaçam a vida da família à U.Porto. Desde o Avô Rodrigo, que foi professor dos próprios filhos na Faculdade, até aos seus netos, que foram alunos de professores de liceu que tinham sido alunos do seu Avô na Faculdade. Sempre teciam comentários ora de apreço ora de lamento por terem ido para Coimbra por causa da dificuldade da Mecânica Racional. Os comentários e as peripécias são muitas. Aliás, cada novo membro que entra para a família tem geralmente um parente ou familiar mais próximo que foi aluno do Avô Rodrigo.

Vários outros membros desta numerosa família Sarmento de Beires deverão frequentar a U.Porto. Já com quatro gerações consecutivas associadas à U.Porto desde a sua fundação, a quinta geração a frequentar esta Universidade deverá estar assegurada com os trisnetos do Professor Rodrigo Sarmento de Beires.

Legenda da fotografia (de baixo para cima e da esquerda para a direita): Francisca Vaz Pinto Beires, Teresa Sarmento de Beires, José Silva Torres, Maria Inês Sarmento de Beires, Inês Sarmento de Beires; Cecília Beires Corte-Real, Joana Beires Torres, Maria do Carmo Beires Corte-Real, Isabel Morujão de Beires; António Miguel Beires Corte-Real, Manuel Mota Freitas Martins, Ana Beires Plácido, Nuno Beires; Laurinda Escudero Corte-Real, Benedita Lacerda Camacho, Marta Cruz Proença de Carvalho e Alberto Beires Plácido; Alexandre Dias Coelho, João Pedro Sarmento Pimentel, Rodrigo Fontes Sarmento de Beires, Carlos Beires Corte-Real e José Pedro Beires Torres.